Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Redescobrindo o Evangelho - Marcos 16- O capítulo dos novos começos (Parte Final)




 Introdução - Esta é a ultima celebração da família 2010 e esta é a ultima ministracao da serie Redescobrindo o evangelho. Quando voce volta para o evangelho em busca de captar a sua simplicidade é ai que se percebe como a religião nos afasta deste relacionamento simples e desinteressado com a pessoa de Deus. Como falei ao longo desta serie, a religião complica, o evangelho descomplica, a religião proíbe, o evangelho orienta para uma vida em abundância e de plena liberdade em Cristo. A religião diz - Faça, o evangelho diz: deixa o Senhor fazer. Finalmente chegamos no capitulo 16. O capitulo 15 foi um capitulo difícil, um capitulo de muita dor. O capitulo 15 termina com uma pedra lacrando um sepulcro. Parece o fim. Mas não é. Eis que surge o capitulo 16 -este capitulo fala da ressurreição e ressurreição fala de novos começos, portanto este é o capitulo dos novos começos. E este tema vem bem a calhar, a final estamos as portas de um novo ano e todos torcem para que o novo ano traga novas oportunidades, novos começos. Mas porque o capitulo dos novos começos. O capitulo 15 termina com uma pedra lacrando um sepulcro, no capitulo 16 a pedra é removida. Pedra removida significa caminho liberado para um novo começo. 
Transição - Mais quais são os novos começos deste capitulo? Quero convida-lo a caminhar comigo neste capitulo, voce vera que ha grandes revelações de Deus para as novas vidas aqui. Em primeiro lugar, o capitulo 16 fala...
  1. DO NOVO COMEÇO PARA AS MULHERES QUE FORAM AO TUMULO
  1. A sociedade judaica sempre desprezou as mulheres. Para o judeu nascer homem era uma benção de Deus. No pensamento judaico a mulher sempre foi depreciada.  
  2. Mas aquela manha de domingo representou um novo começo para um grupo de mulheres que foram visitar o túmulo de Jesus. 
  3. Elas foram as primeiras testemunhas da ressurreição. Veja que o desprezo pela mulher era tão grande que os discípulos não acreditaram no testemunho daquelas mulheres. 
  4. Mas a verdade é que aquelas mulheres entraram para a historia como as primeiras testemunhas da ressurreição. Com isto Deus resgatou a dignidade da mulher.
  5. Ai esta o primeiro novo começo - um novo começo para os excluídos. Para os que não tem vez, para os que sempre foram deixados a margem. O evangelho é poder de Deus porque quebra toda barreira, toda separação. Por isso Paulo diz que em Cristo não ha homem ou mulher, rico ou pobre, em Cristo somos um. 
  6. Por isso que chamamos a celebração de domingo de Celebração da Família, porque é o que somos - Uma Família. 
  1. DO NOVO COMEÇO PARA PEDRO
  1. Lembra do capitulo 14? O capitulo 14 termina falando das lagrimas de Pedro. Parece que tudo esta perdido para ele. Mas algo me chama atenção neste capitulo. 
  2. O anjo manda uma mensagem para os discípulos com destaque especial para Pedro. 
  3. Ai esta um novo começo. Pedro não foi desprezado. Ao contrario, a mensagem faz menção de Pedro. Nas entrelinhas o que se lê é - diga para Pedro que ele foi perdoado! Que ele agora se levante, não como derrotado, envergonhado, mas como alguém que foi perdoado para graça do Senhor. 
  4. O segundo novo começo é uma boa noticia para aqueles que sofreram derrotas neste ano, para aqueles que vacilaram na caminhada. Voce pode levantar, erguer a cabeça e continuar a caminhada. Que não ha motivos para permanecer prostrado. A graça de Deus esta ai para nos sustentar e guardar da queda como diz a carta de Judas. 
  1. O NOVO COMEÇO PARA OS DISCÍPULOS 
  1. Onde estavam os discípulos? Onde estavam aqueles homens que presenciaram tantos milagres e prodígios e que receberam da boca de Jesus tremendas revelações? Trancados! Dominados pelo medo, pela tristeza. 
  2. Na verdade eles estavam embaraçados, e o embaraço era tão grande que eles se tornaram incrédulos. A tristeza era tão grande que eles agora não conseguiam acreditar nas boas novas. 
  3. É ai que Jesus aparece para eles e a oportunidade de um novo começo é dado. Jesus poderia muito bem ter reprovados aqueles homens, afinal eles se mostraram um bando de incrédulos. O texto diz que Jesus passou sim no rosto deles a incredulidade, no entanto, diz o texto que no mesmo momento Jesus os comissiona para um grande missão. Voce confiaria uma responsabilidade para alguém que falho com voce, que te decepcionou? Pois Jesus confiou!
  4. Ai esta o terceiro novo começo e neste novo começo Jesus esta dizendo - eu confio em vocês. A biblia diz que os anjos desejaram fazer aquilo que nos foi dado como incumbência. No entanto foi a igreja que o Senhor incumbiu tamanha tarefa. Mas como? pessoas imperfeitas? igreja com tantos problemas? Pois é, Jesus ainda assim confia em nós. Que grande novo começo. 
  1. O NOVO COMEÇO PARA O MUNDO
  1. Jesus da aos discípulos uma grande responsabilidade, sair pelas nações do mundo anunciando a boa noticia a toda criatura. A boa noticia de que nem tudo esta perdido, que a graça proporciona um novo começo. 
  2. Escute com atenção - ano novo não significa necessariamente novo começo, sabe porque? Porque novo começo só com Jesus!
  3. E o novo começo aqui é para quem anda oprimido pelo diabo, o novo começo aqui é para quem busca algo em que acreditar, o novo começo aqui é para quem esta cansado da vida. Por isso Jesus diz - quem crer e for baptizado será salvo. Novo começo. Quem crer e passar a fazer da parte da grande família da fé, terá a oportunidade do novo começo. 
Conclusão - O evangelho de marcos termina dizendo que aqueles discípulos agarraram aquela oportunidade, eles realmente viveram um novo começo. O texto diz que eles saíram pelas nações anunciando as boas novas. lamentável saber que para muitas pessoas o ano novo ja nasce velho, porque desperdiçam as oportunidades e deixam com isso de viver novos começos. O que voce fará com a oportunidade que o Senhor esta te dando hoje? O evangelho termina anunciando novos começos. A oportunidade esta na sua frente. A decisão é sua!
 
Pr. Isaias Rodrigues
www.isaiascaf.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário