Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Redescobrindo o Evangelho - O Coração

 
 
MARCOS 4
 
INTRODUÇÃO - Redescobrir o evangelho significa redescobrir sua forca e sua simplicidade. Ja vimos os 3 capítulos iniciais deste evangelho. O cap. 1 foi o capitulo dos grande temas, o cap. 2 foi o capitulo das revelações ,o cap. 3 foi o capitulo das decisões. Hoje nossa atenção se volta para o capitulo 4 que alguns chamam de capitulo das comparações, afinal este é um capitulo recheado de parábolas. O que é uma parábola? Parábola nada mais é do que uma comparação. Parábola significa “colocar ao lado”. É interessante que o texto revela a intenção de Jesus de ensinar através de parábolas para que os de fora nao compreendam a mensagem. Se voce ler atentamente as parábolas de Jesus voce vera que as parábolas na verdade sao comparações simples. Como é que alguém nao consegue entender algo tao simples? O coração religioso esta acostumado com coisas complexas. De tanto se ocuparem com coisas profundas acabaram perdendo o interesse pelas coisas simples (um escritório é mais agradável do que contemplar a natureza). Por isso que aqueles homens nao entendiam. A religião lida com o que é complicado, intricado, o evangelho por sua vez lida com o que é simples. A parábola é uma forma de expressar a simplicidade do evangelho. Portanto, no capitulo 4 vamos encontrar 4 parábolas que estão interligadas. Por isso que alguns chamam este capitulo de o capitulo das comparações. Eu prefiro chama-lo de capitulo do coração. Porque? Porque em todas estas parábolas Jesus vai tratar da condição do coração humano. É claro que voce vai encontrar Jesus falando do reino de Deus, mas escute com atenção, na primeira ministracao falei aqui que o reino de Deus vem e se estabelece no coração do homem. O reino de Deus nao se estabelece na política. O reino de Deus nao esta associado a um projeto político. O reino de Deus se estabelece nos corações, e é ai que a revolução começa. O capitulo 4 fala deste reino e também fala da receptividade do coração a este reino. 
Para que voce possa ter uma visão geral do capitulo 4 preste atenção:
  • A primeira parábola - trata da semente lançada em diferente solos. O texto aqui fala do coração que recebe a semente 
  • A segunda parábola - Fala da lâmpada que traz luz e revelação de coisas ocultas. As coisas se ocultam no coração. 
  • A terceira parábola - Fala da semente que germina e cresce na terra. Mais uma vez uma alusão ao coração. 
  • A quarta parábola - fala do grão de mostarda que embora sendo a menor das sementes quando cresce se torna a maior de todas. O reino de Deus plantado no coração do homem que provoca uma grande revolução e que pode ser visto por todos. 
Portanto - este é o capitulo do coração. Quero destacar a parábola do semeador, pois esta é a principal parábola do capitulo (Jesus ate explica esta parábola, por isso ela é a principal). 
O texto fala de 4 solos diferentes.  Em primeiro lugar o texto fala 
  1. DO CORAÇÃO INDIFERENTE - QUE PERDE OPORTUNIDADES
  1. Segundo texto a primeira semente cai a beira do caminho.
  2. Vejo algo interessante aqui. Jesus fala que se trata daquele que quando ouve a palavra logo é roubado, pois satanás vem e rouba a semente. Mas o que me chama a atenção é a facilidade com que esta pessoa é roubada. Aqui o diabo nao encontra nenhuma barreira, veja que a semente é roubada logo que ouvem a palavra. 
  3. Este é o coração indiferente, passivo, que nao trata com interesse as coisas de Deus, e por isso perde a oportunidade. Oportunidade de ser transformado, oportunidade de ter um encontro com Deus, oportunidade de ser nova criatura.
  4. Algumas pessoas declaram - ah, eu gosto muito da igreja de vocês, acho muito legal, so que para mim nao é prioridade. Um coração indiferente nao consegue realmente entender. É o coração que nao clama, que nao busca, que nao se quebranta. 
  5. Muito diferente daquela pessoa que chega aqui dizendo - “Deus eu nao aguento mais, preciso de socorro, preciso de ajuda”. Por isso que a biblia diz que um coração quebrantado e contrito Deus nao despreza. 
Transição - Em seguida, o texto fala do
  1. CORAÇÃO QUE DESISTE DIANTE DOS DESAFIOS
  1. Aqui nao é o diabo que rouba a semente. Sao as dificuldades que fazem esta pessoa  jogar fora a semente.
  2. Interessante que o texto diz que esta pessoa recebe a semente com alegria. Tudo é tremendo, tudo é lindo. No entanto, diz o texto tais pessoas nao tem raiz e por causa disso diante das dificuldades desistem logo. 
  3. Jesus fala muito de permanecer. No capitulo 15 de João Jesus fala varias vezes sobre permanecer. É preciso dar continuidade, nao parar, nao desistir. 
  4. Mas a triste verdade é que muitos tem um coração desistente. Nao levam adiante seus propósitos, nao levam adiante seus sonhos. Simplesmente nao permanecem. 
  5. Quarta vimos aqui que as dificuldades servem para fortalecer a nossa fe. Para um coração indesistivel as dificuldades sao desafios que fortalecem a fé. Mas se voce nao tem raízes (tem a ver com profundidade) qualquer problema por mais pequeno que seja, ja é o bastante para faze-lo desistir. 
Transição- Em seguido, o texto fala do
  1. CORAÇÃO ANSIOSO QUE FACILMENTE SE EMBARAÇA
  1. O primeiro é roubado por causa da sua indiferença, o segundo desiste diante dos desafios. O coração é um terreno disputadissimo. Satanás, as lutas e agora a ansiedade. 
  2. O coração ansioso é aquele coração que ainda nao descobriu o cuidado e a provisão do Senhor. 
  3. É aquele que busca desesperadamente as riquezas (Jesus aqui fala de engano), é aquele que se deixa consumir pelas preocupações. O texto aqui nao esta falando de voce ser um relapso, um desleixado, um irresponsável. O problema é voce entregar o seu coração a estas coisas!
  4. O coração embaraçado é um coração que sufoca a palavra. Que nao deixa esta palavra se firmar na sua vida, que nao deixa ela crescer. Paulo faz esta advertência - Nenhum soldado se embaraça!
  5. Voce anda embaraçado? Embaraçado é aquele que nao descansa na certeza de que Deus é um pai cuidadoso e provedor. 
  6. Deus quer que voce descanse nele, confie nele, espere nele
Transição - E finalmente - o texto fala do
  1. CORAÇÃO RECEPTIVO QUE ACOLHE A PALAVRA E SE DEIXA TRANSFORMAR POR ELA
  1. O texto fala de terra boa. Boa porque é uma terra propicia para a colheita. 
  2. Nao entenda aqui como um coração bom, uma vida correcta. Lembre-se que por sermos pecadores todos somos maus “destituídos da gloria de Deus”, inclusive aquele que vive de casa para o trabalho. Todos somos pecadores. 
  3. O texto aqui fala do coração que se abre para a palavra, que entende a palavra e que se deixar transformar pela palavra. 
  4. O resultado disso? O texto fala de uma colheita de trinta, sessenta e ate cem por um. Esta era uma forma do judeu se referir a multiplicação. O coração receptivo a palavra experimenta uma transformação sem igual, uma multiplicação em todas as áreas. 
  5. As parábolas seguintes falam desta acao da semente no coração do ser humano - os caminhos obscuros do coração sao iluminados e todas as coisas sao trazidas a luz pelo espirito santo, a palavra age no interior sem que entendamos bem este processo, pode parecer um coisa muito simples acolher a palavra no coração, mas logo os resultados sao visíveis. Por isso que Davi diz no salmo 67 que todas as extremidades da terra temerão ao senhor quando formos abençoados. 
Conclusão - O capitulo termina falando do milagre em que Jesus acalma a tempestade. Os discípulos temem por suas vidas e Jesus questiona entao - Ainda nao tem fe? Em outras palavras - onde esta a semente nos vossos corações? Tempestades sempre chegam, a questão é - como reagiremos as tempestades da vida? com um coração indiferente? com um coração que desiste fácil? com um coração ansioso? ou com um coração que se abre para receber a semente sobrenatural da palavra. O texto hoje fala da situação do teu coração. Entregue o teu coração e deixe que a semente produza em voce algo sobrenatural.
 
Pr. Isaias Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário